segunda-feira, dezembro 24, 2007

Faleceu Ferreira Queimado

Nesta quadra natalícia, onde todos demonstram um espiríto festivo (ou quase todos, visto haver pessoas como eu), surge uma notícia triste, principalmente para o universo Benfiquista, mas mais ainda para os familiares do senhor Ferreira Queimado, ex-presidente do meu querido clube. Aqui fica a noticia retirada de Record.pt:

Faleceu ontem à tarde o antigo presidente do Benfica, Ferreira Queimado, no dia em que comemorava o 94.º aniversário. A direcção encarnada decidiu decretar 3 dias de luto nos quais a bandeira do clube estará a meia haste. Hoje serão conhecidos os pormenores do funeral.

Natural de Olhalvo, Ferreira Queimado veio para Lisboa aos 8 anos e aos 12 tornou-se sócio do clube da Luz. Como empresário destacou-se no negócio da cortiça e no turismo.

Foi eleito presidente do Benfica em duas ocasiões: primeiro a 16 de Junho de 1966 e depois em 23 de Junho de 1978. Entre a obra feita no clube destaca-se o início da construção do antigo Pavilhão Borges Coutinho, entretanto demolido.

Em 1970 foi-lhe atribuída a categoria de sócio de mérito e, em 2004, recebeu a placa comemorativa de 75 anos de associado. Também foi membro integrante da Assembleia dos
Representantes, em 1958-59, e fez parte da Comissão Central em 1965.

Um ano depois, quando foi eleito para o primeiro mandato, ainda chefiou a comissão de obras do parque de jogos. Era Águia de Ouro e sócio vitalício com o número 261.

Foi durante o segundo mandato de Ferreira Queimado que as águias começaram a apostar em jogadores estrangeiros. Na derradeira entrevista concedida a Record, no ano do centenário, o malogrado dirigente recordou o episódio com humor: “Estava em Paris e fui ao Brasil buscar o Jorge Gomes. Foi a primeira vez que andei no ‘Concorde’, que havia sido recentemente lançado.”

Record endereça as mais sentidas condolências à família e ao Benfica.
Quero aqui deixar também as minhas condolências à família deste grande sócio do Sport Lisboa e Benfica.

Sem comentários: